25/11/2019 a 28/11/2019

Segunda-feira (25/11/2019)

Local: Auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias (CCET) – Campus São Carlos da UFSCar

  • 18:15 – 18:30 – Credenciamento
  • 18:30 – 19:00 – Abertura
  • 19:00 – 20:30 – Mesa redonda “O papel do educador em espaços não-formais de ensino”
    • Prof. Dr. Tárcio Minto Fabrício (Labi/UFSCar)
    • Profa. Ms. Pietra Mori Micheletti (Rede de ensino da Prefeitura Municipal de São Carlos)
    • Mediadora: Profa. Dra. Josimeire Meneses Julio (DME/UFSCar)

Terça-feira (26/11/2019)

Local: Auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias (CCET) – Campus São Carlos da UFSCar

  • 19:00 – 20:30 – Mesa redonda “Surdez e a inclusão na educação básica: reflexões para o ensino de física”
    • Profa. Dra. Lara Ferreira dos Santos (DPsi/UFSCar)
    • Prof. Dr. Márlon Pessanha (DME/UFSCar)
    • Mediadora: Jéssica Aparecida Silva Cardoso (Diretório Acadêmico da Física / Curso de Licenciatura em Física/UFSCar)

Quarta-feira (27/11/2019)

Local: Observatório Astronômico da UFSCar – Campus São Carlos da UFSCar

  • Atividade 1 – 17:30 – 21:00 – Visita ao Cerrado da UFSCar com observação astronômica
    • Local de encontro: Observatório astronômico da UFSCar
  • Atividade 2 – 19:00 – 22:30 – Minicurso “Discurso, divulgação científica e podcast: explorando um recurso didático tecnológico”
    • Local: Observatório Astronômico da UFSCar
    • Profa. Ms. Mariana Morales da Silva (Pedagoga e doutoranda em linguística – PPGL-DL-UFSCar).

Quinta-feira (28/11/2019)

Local: Auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias (CCET) – Campus São Carlos da UFSCar

  • 19:00 – 20:30 – Mesa redonda “Saúde mental na educação básica”
    • Prof. Dr. João dos Santos Carmo (DPsi/UFSCar)
    • Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva (DEd/UFSCar)
    • Mediadora: Profa. Dra. Renata Maria Moschen Nascente (DEd/UFSCar)
  • 20:30 – 20:45 – Encerramento

Resumo das atividades do dia 27/11/2019:

  • Atividade 1 – Visita ao Cerrado da UFSCar com observação astronômica: como parte do projeto Trilha da natureza e em parceria com o Observatório Astronômico da UFSCar, a atividade consistirá em uma caminhada guiada na região de cerrado da UFSCar (cerca de 40 min.), em que será possível conhecer um pouco mais sobre a vegetação e animais do Cerrado. A caminhada culminará em uma região com baixa poluição luminosaem que será realizada uma observação astronômica com o uso de telescópios (cerca de 1h). Por fim, haverá uma caminhada de retorno (cerca de 40 min), com uma nova oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o Cerrado, com o apoio da equipe do projeto “Trilha da natureza”. Importante: A realização da atividade dependerá de condições climáticas favoráveis.
  • Atividade 2 – Minicurso “Discurso, divulgação científica e podcast: explorando um recurso didático tecnológico”: A linguagem acadêmica sedimentada em normas, regras, métodos e vocabulário extremamente específico, é utilizada como um dos principais meios de validação do rigor científico da pesquisa. Como consequência, encontra-se com a multiplicação de Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias, Dissertações, Teses e artigos científicos incompreensíveis para a comunidade externa às Universidades ou mesmo para outras áreas dentro da Academia. Esse efeito leva muitas das pesquisas a circularem unicamente dentro de seus subgrupos, para seus próprios pares, sem atingir ou alcançar a sociedade. Coloca-se, assim como questão, reforçada nos últimos atos e manifestações em defesa da Universidade pública e da pesquisa no Brasil: como é possível construir um conhecimento científico consistente, que se baseia em métodos e rigores acadêmicos, que seja acessível e possível de circular para além da Academia? Defende-se que a pesquisa e o trabalho com a divulgação científica na relação com as ferramentas e suportes que as novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) proporcionam, abrem um vasto campo de pesquisa, atuação e possibilidades para esse conflito e ainda possibilitam uma nova incursão no trabalho mais popular de divulgação científica, qual seja: o trabalho em sala de aula na Educação Básica. Sendo assim, objetiva-se abordar, neste minicurso, em uma perspectiva discursiva, questões relativas à escrita acadêmica, função e atuação da divulgação científica, mídias e usos de ferramentas tecnológicas de comunicação. E como recurso didático, pensando o ensino de física, será tecida uma relação de interdisciplinaridade com a linguística com base nos conceitos de cenografia (MAINGUENEAU, 2015), cena genéria e cena englobante. Para tanto, com enfoque no veículo de mídia Podcast, serão abordados aspectos do discurso da escrita e da oralidade (TFOUNI, 2006), letramento digital (SCOLARI, 2016), usos e manipulação de ferramentas, aplicativos e softwares de produção e edição de conteúdo digital como DiscordApp, Craig, Audacity, dentre outros, tendo em vista apresentar uma possibilidade digital bastante contemporânea para divulgação e didatização de temas e conceitos do ensino de física.

Comissão

Coordenação geral: Márlon Pessanha

Comissão de finanças: Gabriel de Souza, Mateus Batista e Vitor Brunelli Pereira

Comissão de comunicação e divulgação: Gessio Mori Neto, Gustavo Soares, João Henrique Ramos, Luan Pinheiro, Mariana Vieira e Wesley Gueta

Comissão de programação: Augusto Nascimento, André Cachova, Catarine Moreira, Jéssica Ap. Cardoso, Julia Pinheiro, Larissa do Bem, Luan Pinheiro, Tamara Grigoletto e Vitor Correia

REALIZAÇÃO:

Laboratório de Projetos e Artefatos Didáticos
Diretório Acadêmico da Física – UFSCar
Programa de Educação Tutorial – Licenciatura em Física

APOIO:

Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia – UFSCar
Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)